Bom dia gente,
A propósito das necessidades urgentes de conscientizar sobre o consumo responsável em relação ao crescimento da tecnologia informática na nova ordem mundial, com todas as vantagens e possibilidades (produtividade, conhecimento, aprendizado), mas também com todas as questões problemáticas (aumento do lixo eletrônico, o consumo excessivo de água, o estímulo a práticas de extração de minério em escalas e condições insustentáveis).
Dizia que, a propósito, … compartilho uma tradução de um comunicado da Miriam Bastiam, da Fundação de Software Livre (FSF) dos Estados Unidos.
O texto completo está aqui: https://www.fsf.org/blogs/community/resolve-to-have-a-freer-2025
"… Quando penso sobre como quero viver minha vida no próximo ano, viver em liberdade é uma prioridade.
Por que não se juntar a mim e adicionar algumas resoluções de liberdade do usuário de computador ao seu quadro de visão para o próximo ano?
O céu é o limite quando de software livre se trata, mas aqui estão algumas resoluções de Ano Novo e dicas para começar.
Em 2025, quero:
Substituir um programa privativo que uso regularmente por software livre . Recomendo dar uma olhada na nossa campanha Freedom Ladder campanha para ver exemplos de programas livres que são fáceis de adotar.
Mudar para uma plataforma de mídia social federada que respeite minha liberdade, como o Mastodon.
Ler e-books, ouvir música e assistir filmes sem DRM (Digital Rights Management ou “Gerenciamento de Direitos Digitais”). Há muitos fornecedores e recursos em nosso Guia para viver sem DRM.
Melhorar a liberdade do meu celular . Usarei um repositório livre como F-Droid para instalar novos aplicativos e substituirei pelo menos um dos aplicativos proprietários que uso em meu telefone. Na Wiki do LibrePlanet, você pode encontrar sugestões de aplicativos para telefones celulares que respeitam sua liberdade e são simples de instalar.
Criptografar meus e-mails. Você pode começar aprendendo a usar a criptografia com nosso Guia de autodefesa de e-mail.
Deixar de usar uma placa de rede sem fio privativa . Dê uma olhada no Guia de Tecnologia Ética da Fundação de Software Livre (FSF) para encontrar um substituto que seja livre.
Usar um sistema operacional livre . A FSF elabora uma lista de distribuições GNU/Linux que podem ser usadas.
Compartilhar software livre e ajude uma pessoa a instalar seu primeiro programa livre. Veja o Guia da FSF com dicas e “truques” sobre como apresentar software livre para as pessoas com as quais você compartilha a vida.
Essas são, claro, sugestões e não importa o grande o pequeno das metas que você tenha …
Se divirta com os seus Planos para o Ano Novo!
Yours in freedom,
Miriam Bastian
Program Manager