Propósitos para o Ano Novo: software livre e tecnologia

Bom dia gente,

A propósito das necessidades urgentes de conscientizar sobre o consumo responsável em relação ao crescimento da tecnologia informática na nova ordem mundial, com todas as vantagens e possibilidades (produtividade, conhecimento, aprendizado), mas também com todas as questões problemáticas (aumento do lixo eletrônico, o consumo excessivo de água, o estímulo a práticas de extração de minério em escalas e condições insustentáveis).

Dizia que, a propósito, … compartilho uma tradução de um comunicado da Miriam Bastiam, da Fundação de Software Livre (FSF) dos Estados Unidos.

O texto completo está aqui: https://www.fsf.org/blogs/community/resolve-to-have-a-freer-2025

"… Quando penso sobre como quero viver minha vida no próximo ano, viver em liberdade é uma prioridade.

Por que não se juntar a mim e adicionar algumas resoluções de liberdade do usuário de computador ao seu quadro de visão para o próximo ano?

O céu é o limite quando de software livre se trata, mas aqui estão algumas resoluções de Ano Novo e dicas para começar.

Em 2025, quero:

• Substituir um programa privativo que uso regularmente por software livre :penguin:. Recomendo dar uma olhada na nossa campanha Freedom Ladder campanha para ver exemplos de programas livres que são fáceis de adotar.

• Mudar para uma plataforma de mídia social federada que respeite minha liberdade, como o Mastodon. :elephant:

• Ler e-books, ouvir música e assistir filmes sem DRM :free: (Digital Rights Management ou “Gerenciamento de Direitos Digitais”). Há muitos fornecedores e recursos em nosso Guia para viver sem DRM.

• Melhorar a liberdade do meu celular :phone:. Usarei um repositório livre como F-Droid para instalar novos aplicativos e substituirei pelo menos um dos aplicativos proprietários que uso em meu telefone. Na Wiki do LibrePlanet, você pode encontrar sugestões de aplicativos para telefones celulares que respeitam sua liberdade e são simples de instalar.

• Criptografar meus e-mails. :closed_lock_with_key: Você pode começar aprendendo a usar a criptografia com nosso Guia de autodefesa de e-mail.

• Deixar de usar uma placa de rede sem fio privativa :artificial_satellite:. Dê uma olhada no Guia de Tecnologia Ética da Fundação de Software Livre (FSF) para encontrar um substituto que seja livre.

• Usar um sistema operacional livre :computer:. A FSF elabora uma lista de distribuições GNU/Linux que podem ser usadas.

• Compartilhar software livre :love_letter: e ajude uma pessoa a instalar seu primeiro programa livre. Veja o Guia da FSF com dicas e “truques” sobre como apresentar software livre para as pessoas com as quais você compartilha a vida.

Essas são, claro, sugestões e não importa o grande o pequeno das metas que você tenha …

Se divirta com os seus Planos para o Ano Novo!

Yours in freedom,

Miriam Bastian
Program Manager

1 curtida