Compartilho link a publicação sobre campanha pelos direitos das pessoas consumidoras de hardware e software:
Os consumidores devem poder comprar computadores sem nenhum sistema operacional específico e não devem ter que pagar o preço da licença se não quiserem.
Juntamente com a @ItaLinuxSociety, lançamos a iniciativa “Refund4Freedom” para proteger os direitos dos consumidores na compra de um novo computador. Junte-se à nossa demanda para acabar com essa prática que limita a liberdade do usuário.
Em relação a esse tema, compartilho um artigo que menciona:
Fim do suporte da Microsoft para Windows 10
O que significa que usuários desse sistema terão que:
Pagar por uma cobertura de licença por um ano ou
Serem forçados a instalar Windows 11
Caso o computador não possua características para suportar Windows 11, deverão descartar o computador (gerando lixo eletrônico! )
A oportunidade de migrar para sistemas operacionais livres:
Migrar pode habilitar por mais tempo máquinas que seriam descartadas de maneira prematura, é mais barato e existem diversas opções para instalar sistemas livre
Aqui o link para o artigo:
Uma parte do texto, a continuação:
5 motivos para atualizar o computador antigo para Linux
Sem hardware novo, sem custos de licenciamento
Um computador novo é caro, mas vários sistemas operativos Linux estão disponíveis gratuitamente. As atualizações de software também são gratuitas, para sempre. É claro, podemos demonstrar o nosso apoio com doações!
Mais privacidade
O Windows vem com muitos anúncios e spywares. Isso deixa os computadores lentos, permite ser espiado por empresas terceiras e aumenta a conta de eletricidade.
Bom para o planeta
A produção de um computador é responsável por mais de 75% das emissões de carbono ao longo de seu ciclo de vida. Manter um dispositivo em funcionamento por mais tempo é uma maneira extremamente eficaz de reduzir as emissões. Com um sistema operativo Linux, é possível usar os dispositivos por mais tempo.
Comunidade e Suporte Profissional
Há assistências técnicas locais, serviços profissionais independentes e lojas de informática disponíveis para ajudar. Também é possível encontrar suporte em fóruns e comunidades online.
O utilizador é soberano
O Linux garante as 4 Liberdades do Software Livre: liberdade para usar, estudar, partilhar e melhorar o programa, tanto quanto se queira. O utilizador está no controlo do seu dispositivo, não o contrário.