Desenvolvimento e implementação de um sistema em software livre para a gestão da certificação participativa na Rede Ecovida de Agroecologia

Boa tarde a todes,

Compartilhando aqui a publicação que saiu no CBA sobre o nosso Sistema SPECO, no qual Joaquim e Carla aqui do Centro Ecológico/RS apresentaram ano passado no CBA! :herb::seedling:

Oi @Jovana !

Parabéns!

Muito legal esse trabalho!

Além de implementar, é muito importante divulgar!

Nessa linha, aproveito para lembrar que trabalhos como os que foram (e estão sendo) realizados com o Speco podem ser apresentados em outros eventos.

Atualmente está aberta uma chamada para apresentar esse tipo de experiências no evento Latinoware, um importante evento para mostrar trabalhos realizados com software e hardware livre ou bem experiências de formação que caibam dentro da ideia de “cultura livre”:

Olá Jovana! Primeiramente parabéns pelo trabalho publicado :grinning_face_with_smiling_eyes:

Estou estudando o Sistema Ecovida (SPEco) e encontrei, no artigo publicado no Congresso Brasileiro de Agroecologia, a menção de que foi produzido um conjunto de mais de 20 vídeos tutoriais (entre 15 e 30 minutos cada), a partir das oficinas virtuais realizadas com as coordenações dos 33 núcleos.

Gostaria de saber:

1. Esses vídeos estão disponíveis para consulta por quem já tem acesso ao sistema (mesmo sem fazer parte da coordenação de um núcleo)?
  2. Onde eles estão hospedados — na nuvem interna da Rede, no próprio fórum, ou em outro lugar?
  3. Eles cobrem o fluxo completo do sistema (cadastro de núcleo, famílias, unidades de produção, envio de documentos, certificação) ou são recortes específicos das oficinas de 2024?

Agradeço desde já a ajuda!

Olá, Lineh. Muito obrigada! :sheaf_of_rice:

Atualmente, nós temos estes vídeos disponíveis no canal do Youtube da Rede Ecovida através deste link (que é disponibilizado para a Rede Ecovida no geral, porém, quem mais acessa são os/as operadores/as):

e dentro do Fórum também temos uma categoria somente do SpecoRede, que aí sim quem acessa é os operadores do sistema da Rede Ecovida e ali temos um tópico com os links de acesso aos vídeos também.
Os vídeos cobrem o fluxo do sistema sim. Porém ainda temos vídeos a serem feitos e também melhorar alguns que já foram feitos, pois como o Speco é um sistema vivo e feito coletivamente, estamos sempre melhorando e ajustando conforme as demandas.

Você faz parte da Rede Ecovida?

Att. Jovana

Muitíssimo obrigada pela resposta Jovana! Vai me ajudar muito :blush: Eu faço parte do Núcleo Maria Rosa da Anunciação que atua na região dos Campos Gerais no Paraná. Estou em treinamento para acompanhar mais de perto o sistema e suas funcionalidades.

Abraço!