Atribuição para assinar produtos orgânicos

Boa tarde, sou técnica em agropecuária e gostaria de informações de como um técnico pode estar trabalhando assinando e orientando sobre produção orgânica. Atuo como técnica e tem muitos produtores com duvidas nessa área, se pudessem me informar como dar procedimento para capacitação nessa área e demais informações …
Agradeço desde já a atenção.

2 curtidas

Oi Gabriela,

Que bom que têm pessoas interessadas na produção orgânica e que bom que você se interessa por fazer trabalho técnico voltado para essa área!

Vou incluir algumas considerações sobre as suas dúvidas, mas, com certeza têm pessoas aqui no fórum com mais respostas relevantes sobre as suas perguntas:

Conhecer sobre o processo padrão de produção específico para o produto ou produtos que devem ser certificados

Isso é importante porque existem requerimentos específicos para certificar cada produto ou unidade, em alguns casos é necessário, antes de certificar, que se cumpra com requisitos mínimos exigidos pela normatividade brasileira para poder iniciar um processo de certificação. Por exemplo:

  • Para certificar agroindústrias é requerido ter um registro junto à vigilância sanitária (Mais informações)
  • Para certificar algumas unidades de produção animal é necessário realizar, registro prévio perante a autoridade sanitária (Exemplo)

Buscar informações gerais sobre certificação orgânica

Para orientar famílias ou organizações sobre produção orgânica é valioso buscar informações e ter treinamentos na área da produção orgânica.

Existem diversas fontes de informação, vindo de entidades públicas, organizações da sociedade civil, movimentos sociais e empresas privadas. Acredito que os seguintes são itens importantes para conhecer ao iniciar no mundo da produção orgânica:

PS: Existe normatividade complementar com detalhes sobre o processo de certificação

Basicamente, a Certificação pode ser realizada por auditoria, onde você contrata uma empresa para realizar o processo, ou pelo processo de certificação participativa, que é o modelo da Rede Ecovida

Conhecer sobre o processo de produção orgânica em nível de sistema produtivo ou cadeia produtiva

Para isso é necessário explorar a produção orgânica no sistema de produção ou cadeia produtiva específica. Esse item tem relação com aprender como realizar a produção por exemplo de tomate, alface, leite, ovos ou mel orgânico.
Existem cursos específicos tanto de organizações privadas como públicas que podem ser explorados. Na sua cidade pode conferir com os órgãos públicos (Secretaria de Agricultura, Empresas de Extensão Rural, Universidades ou Institutos) ou demais entidades que possam ofertar essas formações.

PS: Dentro da Rede Ecovida existem processos continuados de formação para as famílias, pessoas e entidades que participam da Organização: se tiver interesse, entre em contato com o Grupo mais próximo da sua região para saber mais sobre.

Veja, por exemplo os seguintes cursos que são ofertados pelo SENAR:

Outras informações

Se tiver interesse veja os materiais que estão no Site da Rede Ecovida sobre o tema:

PS: nesse link há informações a assuntos teóricos, legislação e técnicos: os links a assuntos de sementes, sistemas de plantio direto e aos livros de Ana Primavesi são muito interessantes (veja, particularmente o livro sobre Manejo Ecológico do Solo).

Por fim: este fórum é uma enciclopédia em construção, então fique a vontade para perguntar, interagir e conversar :sunny:

2 curtidas

Olá Gabriela,

Historicamente o trabalho de agroecologia, chamado também de produção ecológica inicialmente, foi construído a muitas mãos com os saberes dos agricultores, agricultoras, técnicos e técnicas ao longo dos anos na Rede Ecovida. Muitas histórias são contadas nos livros de Laércio.

As ONGs tiveram um papel importante na contribuição desses saberes, e um dos materiais que posso citar nessa trajetória é a cartilha dos Princípios Básicos em Agricultura Ecológica que o Centro Ecológico criou e melhorou ao longo dos anos, sendo que existem diversos outros materiais no site.

Outra referência que sempre mencionamos, que foi citado pelo José na postagem anterior, sobre os materiais que estão no site da Rede, é o livro - Manejo Ecológico do Solo - de Ana Primavesi, que nos dá uma base sólida, ampla e profunda do que precisamos saber em termos de conceito, para avançarmos no conteúdo teórico e prático na produção orgânica. Assim como os outros vários materiais dela.

Eu diria ainda que a troca de conhecimento ou intercâmbio com quem já produz há anos também é fundamental para avançarmos, especialmente para criarmos segurança técnica com os manejos já desenvolvidos.

Mas o fundamental, eu diria que a é a vontade de crescer e desenvolver esses saberes, coisa que você já tem :clap:

5 curtidas